sábado, 25 de fevereiro de 2012

Desmond Child – Discipline [1991]


O cara por trás das grandes bandas da década de 80...
O produtor e multi-instrumentista, Desmond Child. 

Sim, ele mesmo, o cara que ajudou a escrever e produzir clássicos que ouvimos até hoje. Sua lista de parcerias é imensa dentro da música e vai de Alice Cooper, Aerosmith, Bon Jovi, Scorpions, Cher, Kiss a Ricky Martin, Joss Stone e Kelly Clarkson, e recentemente a cantora pop Katy Perry.

Mas não pensem que ele só ficou trancado dentro dos estúdios, criando hits e hits. Ele começou sua carreira com sua banda 'Desmond Child & Rouge', cuja banda chegou a lançar dois discos no final dos anos 70. Mas seu primeiro disco solo só saiu há 20 anos, em 1991 (no mesmo ano em que nasci), e se chama 'Discipline'. Este disco é magnífico do começo ao fim, as músicas foram escritas com suas famosas parcerias com músicos com os quais ele trabalhou até então.

O play já começa com a envolvente 'The Price Of Lovin' You', com teclados e ritmo percussivos que dão um diferencial à musica, indo de um refrão grudento a um excelente solo da guitarra cheia de pegada de Richie Sambora. A segunda música é a faixa que dá título à bolacha (nos tempos de vinil): 'Discipline', música alegre e divertida que faz a cabeça de qualquer fã do estilo Hard Melódico, com uma linha de baixo simples mas bem elaborada, que dá a ponte para o grande refrão que a música tem, e há também ótimos backing vocals.


O disco prossegue com a balada, 'I Don't Wanna Be Your Friend', que faz qualquer marmanjo chorar, e haja backing vocals, marca registrada do disco e que são excelentes. Não que a voz de Desmond Child seja ruim, pelo contrário, é ótima, mas o disco traz um grande trabalho de backing vocals, o que se torna um diferencial. Há também um dueto de vozes entre Desmond e uma cantora chamada Maria Vidal, velha conhecida de Child, que participava de sua primeira banda, a já citada Desmond Child & Rouge.

Outra baladaça é a musica 'Love On A Rooftop', típica trilha sonora de filmes tipo "Sessão da Tarde", com seu refrão grandioso e um belo solo de sax que dá todo um charme à música. O disco todo é ótimo por si só, então não vou comentar todas as músicas, sendo que até mesmo não sei dizer se chegou a atingir níveis altos de venda, mas para quem é fã, isso pouco importa.


Desmond Child (Vocal)
Joan Jett, Mark Free, Jesse Harte, Mitch Malloy, Kane Roberts (Backing Vocals)
Vivian Campbell, Butch Walker, John McCurry, Steve Lukather, Richie Sambora (Guitarra)
Jeffrey "C.J." Vanston (Teclados, Sintetizadores)
Tony Levin, Abraham Laboriel - (Baixo)
Vinnie Colaiuta, Tico Torres - (Bateria)
Michael Fisher - (Percussão)

1 - The Price Of Lovin' You 
2 - Discipline 
3 - I Don't Wanna Be Your Friend 
4 - Love On A Rooftop 
5 - You're The Story Of My Life 
6 - According To The Gospel Of Love 
7 - Do Me Right 
8 - Obsession 
9 - The Gift Of Life 
10 - A Ray Of Hope

Link Nos Comentários
Link On The Comments

Gabriel Henrique 

3 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?2yfcya4c1b0zd07

    ResponderExcluir
  2. Esse cara é mesmo fera! Basta dar uma corrida de olhos pelas listas de autores das canções dos mais famosos discos de rock dos anos 80 que a gente vê claramente que sem ele muita coisa seria diferente no mundo da música, principalmente do rock dos anos 80. Grande post!

    ResponderExcluir
  3. Gênio das composições.

    Mas acho que se ele tivesse passado essas músicas para Bon Jovi, KISS e outras bandas que ele participava no processo de composição, elas teriam ficado melhores.

    ResponderExcluir