Páginas

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Thin Lizzy - Thunder and Lightning [1983]


Thin Lizzy (1969) é uma banda formada pelo vocalista e baixista Phil Lynnot (falecido em 1986) que toca um Hard Rock com elementos de Jazz e Country, e também foi uma das primeiras bandas de Hard Rock a ter um frontman negro.

Thunder and Lightning é um álbum de estúdio de 1983 e o último cantado por Phil Lynott. Mesmo sendo o momento de declínio da banda, é um álbum muito divertido e relaxante. A capa do disco é bem típica do rock daquela época: um raio atingindo uma guitarra atolada em cascalhos (?) em um cenário obscuro enquanto um punho cerrado emerge do outro lado. Isso dá a entender que é mais um som sobre cavaleiros lendários e guerreiros empunhando suas espadas. Não é nada disso. Muito pelo contrário, são músicas contemporâneas que falam de cotidiano, dinheiro, mulheres, diversão.

Quase todo o trabalho do álbum já havia sido escrito quando substituíram o guitarrista Snowy White por John Sykes, com a exigência singular de que ele fosse mais pesado que o antecessor. Sykes só recebeu créditos  de 'Cold Sweat' - uma das melhores do disco. Phil Lynott tem uma voz peculiar, um vocal que varia do gritado e agressivo em 'Thunder and Lightning' pro sutil em 'The Sun Goes Down', mas que ainda sim soa meio bruto. Não é o melhor cantor de todos os tempos, mas sua voz combina com o estilo que o Thin Lizzy toca.

As músicas geralmente são baseadas em um riff simples que se repete até o final com uma variação ou outra mais a frente e um refrão em que é cantado o título por várias vezes. Uma fórmula previsível e eficaz. Os riffs  são simples e bem encaixados. Brian Downey também merece destaque por mandar muito bem a bateria.


A tracklist começa com uma porradaria de cara. A faixa-título é a mais pesada do álbum: um rock direto. Guitarra voraz e um vocal rápido combinam em uma música intensa. O último solo chega com tudo e arremata. Não me espantaria se essa música tivesse sido gravada primeiramente pelo Motörhead, lembra bastante o som dos caras (ou melhor, Motörhead que lembra, rs). A partir daí, o som abranda um pouco com 'This is the One' - destaque para a letra - e a balada 'The Sun Goes Down'. Eu não sou muito fã de baladinhas ou muito lentas, mas essa é agradável para se ouvir em determinados momentos. Mais a frente 'Cold Sweat' é a  que acelera o álbum novamente, seguida de 'Someday She Is Going to Hit Back' - ótimo uso dos vocais de fundo - e finaliza com as faixas fim-de-festa 'Bad Habits' e 'Heart Attack'.

Thunder and Lightning não é um álbum que derruba o queixo de todo mundo, mas ainda sim é muito legal de  ouvir, pra quem gosta de um Rock and Roll mais oldschool. Recomendo também ler as letras, que são interessantes.

Phil Lynott (Vocal, Baixo)
Scott Gorham (Guitarra, Vocal de fundo)
John Sykes (Guitarra, Vocal de fundo)
Darren Wharton (Teclado, Vocal de fundo)
Brian Downey (Bateria, Percussão)

01 - Thunder and Lightning
02 - This Is the One
03 - The Sun Goes Down
04 - The Holy War
05 - Cold Sweat
06 - Someday She Is Going to Hit Back
07 - Baby Please Don't Go
08 - Bad Habits
09 - Heart Attack

Um abraço,
Raphael

2 comentários:

  1. https://rapidshare.com/#!download|227p6|177827117|Thin_Lizzy_-_Thunder_And_Lightning__1983__320_Kbps.zip|93405|0|0

    http://depositfiles.com/files/ntln27wsd

    ResponderExcluir